Ronald Davis foi diagnosticado como disléxico aos 17 anos de idade. Até então era considerado deficiente mental e o seu pai sempre teve vergonha de ter um filho com problemas mentais, agredindo-o de forma constante (entre os 3 e os 13 anos 36 dos seus ossos foram partidos). Porém, a sua mãe aceitou-o como era, sem expectativas.
Ronald Davis tinha medo de ir à escola e sentia muita vergonha:" Eles mandavam–me sentar num canto da sala e eu sentia-me emocional e psicologicamente sempre naquele canto."
Ronald Davis chegou a frequentar a universidade de Utah, mas como demorava muito tempo na leitura ficava sempre atrasado nas disciplinas:" Com 20 anos, eu demorava duas horas para ler o que as pessoas “normais” liam em cinco minutos. Estava sempre atrasado nas matérias."
Com 25 anos, Ronald Davis recebeu o Diploma de Engenheiro Mecânico através de um instituto técnico e portanto mais prático.
Através da sua própria experiência de vida, Ronal Davis escreveu um livro "The Gift of Dyslexia" (O Dom da Dislexia) com o seguinte propósito:
"O meu maior objectivo ao escrever o livro foi ajudar a mãe ou o pai de uma criança que pede “ Por favor, não me faça ir para a escola”. Esses pais podem aprender esses métodos, assim como um adulto disléxico. A dislexia não tem cura, mas os seus sintomas podem ser controlados."
Mais famosos com dificuldades