Sintomas de Discalculia

A discalculia é uma dificuldade de aprendizagem que, normalmente, anda a par da dislexia. Existem alguns sintomas que poderá estar atento, tanto na sala de aula como em casa e poderão ajudar ao diagnóstico.

Alguns sintomas são dificuldade com números em geral e com contas de somar, subtrair, multiplicar e dividir, dificuldade com a aprendizagem da tabuada, troca da ordem dos números (125 em vez de 521), dificuldade com as horas e relógios analógicos, fraca compreensão de problemas matemáticos, entre outros sintomas de discalculia.

Faça o teste online de discalculia para ter um pré-diagnóstico.
Consulte um especialista para diagnóstico e acompanhamento adequado.

Dislexia - Sintomas

A dislexia apresenta determinados sintomas, alguns desde tenra idade, que poderá ter em atenção no comportamento diário da criança. Normalmente estes são mais visíveis quando a  criança entra para a escola porque a dislexia evidencia na escrita e na leitura.

Alguns desses sintomas poderão ser inverter as letras, não reconhecer palavras, dar muitos erros de escrita, ter memória fraca, uma má caligrafia, dificuldade em recordar nomes e pouca compreensão da leitura.


Em casa o seu filho poderá não querer ir para a escola, parecer não escutar o que é pedido ou dificuldade em identificar qual a direita e qual a esquerda.

Se suspeita que o seu filho ou aluno tem dislexia faça o teste de dislexia diagnóstico online adequado à idade. Consulte também um especialista para acompanhamento individual e adequado.