Como trabalhar a auto estima do disléxico? Parece impossível? Mas não é!
Se determinadas questões não forem trabalhadas a auto estima do disléxico tem a tendência a ser baixa. O "truque" é evidenciar todas as coisas boas que a criança ou adolescente tem. Pense sobre o seu filho ou aluno, converse com colegas ou seu parceiro e naturalmente com o disléxico. Todos temos coisas em que somos bons e os disléxicos não são exceção.
No entanto, apenas palavras poderão não ser suficientes, proporcione atividades em que o disléxico perceba que é realmente capaz e inteligente como os demais. Normalmente gostam de atividades artísticas, como a dança, a música, as artes decorativas, a pintura, ou o desporto. Permita que experimente e encontre a atividade que o satisfaz, em que se sinta bom.
Veja como trabalhar a auto-estima do disléxico.
Este é um espaço de partilha de experiências onde se pretende falar, debater, aprender sobre a dislexia e todas as dificuldades que afectam os disléxicos...Diagnóstico, Intervenção e reeducação da dislexia, disortografia, discalculia e disgrafia.
Dislexia e Auto-Estima
Por norma o disléxico tem uma baixa auto-estima. As razões são mais do que óbvias e necessitam ser trabalhadas, isto para que a criança ou adolescente com esta dificuldade de aprendizagem usufrua totalmente do seu potencial.
Diariamente, na escola, o disléxico enfrenta o fracasso a nível académico. Os colegas e muitas vezes os professores não compreendendo a sua problemática vão construindo uma imagem de incapacidade. Se esta situação não for trabalhada, como o tempo o disléxico adquire este conceito como verdadeiro e considera-se "burro" ou "incapaz".
Trabalhe a auto-estima do disléxico, em casa ou na escola. Evidencie e elogie o ele que faz bem ao mesmo tempo que o ajuda nas suas dificuldades. Este é um trabalho diário e árduo, mas se a criança ou adolescente (e mesmo o adulto) com dislexia superar estas questões é perfeitamente capaz de aceitar as suas dificuldades e avançar.
Diariamente, na escola, o disléxico enfrenta o fracasso a nível académico. Os colegas e muitas vezes os professores não compreendendo a sua problemática vão construindo uma imagem de incapacidade. Se esta situação não for trabalhada, como o tempo o disléxico adquire este conceito como verdadeiro e considera-se "burro" ou "incapaz".
Trabalhe a auto-estima do disléxico, em casa ou na escola. Evidencie e elogie o ele que faz bem ao mesmo tempo que o ajuda nas suas dificuldades. Este é um trabalho diário e árduo, mas se a criança ou adolescente (e mesmo o adulto) com dislexia superar estas questões é perfeitamente capaz de aceitar as suas dificuldades e avançar.
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