Disléxicos - tipo de letra Sarakanda

Sarakanda é um tipo de letra desenhada para disléxicos, desenvolvido por Alejandro Valdez.

“O projeto nasce como uma resposta concreta para a educação especial no país: produzir ferramentas educativas para detectar e tratar um problema específico que, neste caso, é a dislexia: transtorno de identificação, reprodução, compreensão e interpretação de signos falados e escritos” – afirma o designer Alejandro Valdez.

Mais informações em espanhol

Letra para disléxicos - Read Regular

Read Regular é uma letra desenhada para disléxicos, para facilitar a leitura e a compreensão do que está a ser lido.

Natasha Frensch, disléxica e designer criadora deste tipo de letra afirma: "Até agora tenho conseguido continuar a trabalhar para que este tipo de letra se torne acessível. Nunca imaginei que fosse tão bem recebido por tantos.”

Mais informações em inglês

Como ensinar línguas a disléxicos

Como ensinar línguas a disléxicos? Esta é uma pergunta que muitos pais e educadores se debatem constantemente. A resposta é que é possível, com muito trabalho, esforço e utilizando algumas técnicas e mecanismos que potenciam a capacidade de aprendizagem do disléxico.

Veja este artigo com dicas para ensinar o aluno com dislexia a aprender línguas estrangeiras: www.educamais.com/dicas-para-ensinar-linguas-a-dislexicos

Trabalhos escritos e Dislexia

Trabalhos escritos podem ser uma verdadeira tortura para crianças ou adolescentes com dislexia.
Muitas vezes apenas é necessário um pouco de organização e alguns truques para melhorar a qualidade de tempo dispendido pelos disléxicos na realização dos seus trabalhos.

Confira estas dicas em www.educamais.com/dislexico-e-trabalhos-escritos

Gravadores de voz para disléxicos

Gravadores de voz são uma excelente ferramenta que os disléxicos e outras crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem podem e devem utilizar.
Facilita e simplifica a vida de um disléxico, por exemplo, poder gravar uma aula, conferência ou simplesmente tarefas que têm de cumpridas. Gravar permite ouvir tudo de novo mais tarde sem perder nenhum conteúdo ou esquecer nenhum detalhe, assim como também permite agendar trabalhos, tirar notas para um trabalho escrito ou simplesmente apontar os objectivos de um teste.
Existem vários tipos de gravador de voz no mercado a vários preços.
Mas mesmo o mais simples simplifica o dia-a-dia da criança, jovem ou adulto com dislexia.