Disléxicos e auto-estima

A auto-estima é uma característica fundamental para qualquer criança ou adolescente disléxico.

Os pais constroem a confiança/auto-estima dos seus filhos:

  • criando um ambiente de aceitação incondicional (independentemente das suas dificuldades de aprendizagem ou insucessos);
  • demonstrando afecto real;
  • elogiando verdadeiramente o que foi alçançado e a tentativa;
  • salientando os pontos fortes;
  • apreciando o seu valor e a sua companhia.
Mais sobre Auto-estima de um disléxico


Tenho Dislexia!

Tenho Dislexia é um livro, de Jennifer Moore-Mallinos, que descreve a história de uma menina que, depois de descobrir que a dislexia é a razão das suas dificuldades, percebe que precisa de ajuda e que deve esforçar-se mais do que os outros meninos para aprender a ler e a escrever. Ao longo do seu percurso de alfabetização, descobre um talento que desconhecia ter…

Ideal para explicar ao seu filho ou aluno com dislexia, adequado para idades entre os 8 e os 10 anos.

Disléxico e Hiperactivo Ansel Adams

Tímido e algo intempestivo, Ansel Adams teve dificuldade em adaptar-se à escola. Mais tarde afirmou que tinha sido diagnosticado como hiperactivo e disléxico. Não conseguiu ser bem sucedido em nenhuma das escolas por onde passou e foi ensinado em casa pelo pai. Acabou por conseguir numa escola privada um diploma  correspondente ao 8º ano.

Ansel Adams foi excelente como fotógrafo. 

Aprecie o seu trabalho: www.anseladams.com

Mais famosos com dificuldades

Disléxico Ronald Davis

Ronald Davis foi diagnosticado como disléxico aos 17 anos de idade. Até então era considerado deficiente mental e o seu pai sempre teve vergonha de ter um filho com problemas mentais, agredindo-o de forma constante (entre os 3 e os 13 anos 36 dos seus ossos foram partidos). Porém, a sua mãe aceitou-o como era, sem expectativas.

Ronald Davis tinha medo de ir à escola e sentia muita vergonha:" Eles mandavam–me sentar num canto da sala e eu sentia-me emocional e psicologicamente sempre naquele canto."

Ronald Davis chegou a frequentar a universidade de Utah, mas como demorava muito tempo na leitura ficava sempre atrasado nas disciplinas:" Com 20 anos, eu demorava duas horas para ler o que as pessoas “normais” liam em cinco minutos. Estava sempre atrasado nas matérias."

Com 25 anos, Ronald Davis recebeu o Diploma de Engenheiro Mecânico através de um instituto técnico e portanto mais prático.

Através da sua própria experiência de vida, Ronal Davis escreveu um livro "The Gift of Dyslexia" (O Dom da Dislexia) com o seguinte propósito:

"O meu maior objectivo ao escrever o livro foi ajudar a mãe ou o pai de uma criança que pede “ Por favor, não me faça ir para a escola”. Esses pais podem aprender esses métodos, assim como um adulto disléxico. A dislexia não tem cura, mas os seus sintomas podem ser controlados."

Mais famosos com dificuldades

Cérebro e a leitura

O cérebro dá significado às palavras independentemente da forma como organizamos as letras. 

Aqui fica um exemplo:

Madur a loczalaição das lteras denrto de cdaa pralava não lhe rteira o seu siginafcdio. O nssoo crbéero tem a cuorisa cadpiacade de voatlr a reruaarmr a plvraaa da maeirna qeu inicaenitmlce anpreedu, de mdoo a obetr o seu sigicdafino. A descorebta, fio fetia plea Uinsvesriadde de Cmabgirde, e levotna ourto tpio de qstueões sbroe o siginafcdio das cosias qeu exprssemaos em froma de prvaalas. Cdaa pralava céntom em si o sue sniaidcfigo inedneemnentdepte da frmoa cmoo amorramus as lerats qeu cõpmeom asse prlaava.