Reeducadora de dislexia vence Prémio da Fundação Marie Curie

"Ariana Ferreira Loff, jovem investigadora e reeducadora da Unidade de Dislexia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), venceu o concurso internacional “Marie Curie Early Stage Researcher”, entre centenas de concorrentes de toda a União Europeia.

Atribuído pela Fundação Marie Curie, em Clermond-Ferrand, Franca, este prémio traduz-se na atribuição de uma bolsa para o seu doutoramento, ao longo de três anos, num posto de investigação da Universidade de York, sob a direcção de Margaret Snowling, uma figura prestigiadíssima internacionalmente na investigação da dislexia.

O centro de investigação daquela Universidade inglesa é considerado um dos melhores centros de excelência do mundo no estudo dos processos cognitivo-linguísticos envolvidos na dislexia.

A investigadora, que é também ex-aluna UTAD, apresentou ao concurso um projecto de investigação integrado numa rede de estudo científico sobre desenvolvimento da literacia (ELDEL – enhancing literacy development in european languages).

Refira-se que a Unidade de Dislexia da UTAD foi criada em 2005 e funciona no Departamento de Educação e Psicologia, sob a direcção científica e técnica de Ana Paula Vale, docente.

É um Serviço de Extensão da Universidade, cujo objectivo principal é realizar diagnóstico e reeducação de dificuldades de aprendizagem da leitura/escrita e dislexia, assim como outras condições associadas, tais como, perturbações da linguagem, discalculia, défice de atenção."