Distúrbios neurológicos - Jornal Hoje - 28.08.2006

"Essas mães estavam à beira de um ataque de nervos. “Não fazia trabalho, o caderno dele vinha em branco. Às vezes eu até ficava chateada porque ia na reunião e o assunto era só ele”, contou Valéria Morim da Silva, manicure. A bagunça tinha explicação médica: os meninos sofriam de hiperatividade e dislexia, que é quando a criança tem uma grande dificuldade para ler e escrever. Segundo a Organização Mundial de Saúde, são vários os problemas que podem causar dificuldades na sala de aula - 5% das crianças sofrem de déficit de atenção e hiperatividade, 2% delas têm depressão, 4% ansiedade e 16% têm transtornos de aprendizagem, como a dislexia.
Todos esses transtornos têm tratamento. Seja com um psicólogo, um pedagogo ou mesmo com remédios, dá pra melhorar bastante o desempenho das crianças na escola. A grande dificuldade é fazer o diagnóstico.
“Nós temos testes específicos, que são os testes neuropsicológicos, que podem avaliar isso de forma correta. Exatamente integrar escola e saúde“, explicou o psiquiatra Fábio Barbirato.
Caio e Wendel estão em tratamento há cinco meses e a melhora já aparece no boletim. “Agora eu estou fazendo o dever, não fico mais de castigo”, disse Wendel Morim, de 8 anos."