Dicas para diagnosticar disgrafia

A escrita disgráfica pode observar-se através das seguintes manifestações:

- O traços pouco precisos e incontrolados;
- O falta de pressão com debilidade de traços;
- O ou traços demasiado fortes que vinquem o papel;
- O grafismos não diferenciados nem na forma nem no tamanho;
- O a escrita desorganizada que se pode referir não só a irregularidades e falta de ritmo dos signos gráficos, mas também a globalidade do conjunto escrito;
- O realização incorrecta de movimentos de base, especialmente em ligação com problemas de orientação espacial, etc.

Saiba mais sobre disgrafia, causas da disgrafia, tipos de disgrafia e sinais de disgrafia.

Dicas para diagnosticar dislexia

Estas são algumas dicas para diagnosticar a dislexia:

História Pessoal e familiar:
- existência de casos de dislexia na família
- atraso na aquisição da linguagem
- atrasos na locomoção
- problemas de dominância lateral (lateralidade)

Manifestações da leitura - escrita:
- confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia: a-o, c-o, e-c, f-t, h-n, i-j, m-n, v-u...;
- confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d, d-p, b-q, d-b, d-p, d-q, n-u, a-e...;
- confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum e cujo sons são acusticamente próximos: d-t, j-x, c-g, m-b, b-p, v-f...;
- inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em, sol-los, som-mos, sal-las, pla-pal...;
- substituição de palavras por outras de estrutura similar, porém com significado diferente: soltou-salvou, era-ficava...;
- adição ou omissão de sons, sílabas ou palavras: famoso-fama, casa-casaco...;
- repetições de sílabas, palavras ou frases;
- saltar linhas, retroceder linhas ou perder a linha de leitura;
- soletração defeituosa, leitura sílaba a sílaba ou palavra a palavra;
- problemas de compreensão semântica;
- leitura e escrita em espelho;
- ilegibilidade;
- na leitura silenciosa: murmúrio ou movimentação dos lábios e lentidão.

Outras perturbações escolares:
- Sem serem características da dislexia, estas perturbações normalmente acompanham os casos de jovens com dislexia:
- alterações na memória de séries e sequências;
- orientações direita-esquerda;
- problemas na produção de linguagem escrita, reproduzindo as dificuldades enumeradas para a apreensão de textos;
- dificuldades em matemática.

Aspectos emocionais
- atitude depressiva diante das suas dificuldades;
- atitude agressiva e pejorativa diante dos seus iguais ou superiores;
- manifestações de antipatia e recusa por actividades ligadas à leitura e escrita;
- falta de confiança.
Não é necessário que estejam presentes todos estes indicadores em simultâneo para que seja diagnosticado um caso de dislexia.
Também não podemos considerar estes indicadores de "per si", ou seja, é preciso tentar explicar e compreender a razão destes comportamentos.
Estes indicadores apenas nos devem alertar para "um possível caso de dislexia". O diagnóstico, como já foi dito, deve ser feito exclusivamente por técnicos devidamente credenciados para o fazer.

Características da dislexia

Estas são algumas das principais características da dislexia:
  • Leitura silábica, decífratória, hesitante, sem ritmo, com bastantes correcções e erros de antecipação;
  • Velocidade de leitura bastante lenta para a idade e para o nível escolar;
  • Omite ou adiciona letras e sílabas (ex: famosa-fama; casaco-casa; livro-livo; batata-bata;biblioteca/bioteca; ...).
  • Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia ou de som (ao; c-o; e-c;f-t; h-n; m-n; v-u; f-v; ch-j; p-t; v-z;...);
  • Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço (b-d; d-p; b-q; d-q; a-e;...);
  • Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fia-fal; me-em; sal-Ias; pla-pal; ra-ar;...);
  • Substituição de palavras por outras de estrutura similar, porém com significado diferente (saltou-salvou; cubido-bicudo);
  • Dificuldades em exprimir as suas ideias e pensamentos em palavras;
  • Dificuldades na memória auditiva imediata;
  • Ilegibilidade da escrita: letra rasurada, disforme e irregular, presença de muitos erros ortográficos e dificuldades ao nível da estruturação e sequenciação lógicas das ideias. Podem surgir ideias desordenadas e sem nexo.

Dislexia- Problemática Emocional

As crianças disléxicas são crianças com dificuldades de aprendizagem, que pelo facto de serem inteligentes e usufruírem
de oportunidades socioculturais adequadas, vivenciam com grande frustração essas mesmas dificuldades.

Muitas vezes, como estratégia de protecção da sua auto-estima, deixam de investir nas tarefas académicas, pois torna-se para
elas insuportável esforçarem-se tanto e obterem resultados sempre muito reduzidos.

As competências da leitura e escrita são consideradas como objectivos fundamentais de qualquer sistema educativo. A leitura
e a escrita constituem aprendizagens de base e funcionam como uma mola propulsora para todas as restantes aprendizagens.

Assim uma criança com dificuldade nesta área apresentará lacunas em todas as restantes matérias, o que provoca um
desinteresse cada vez mais marcado por todas as aprendizagens escolares e uma diminuição da sua auto-estima e motivação.

Saiba mais sobre consequências da dislexia

O que é dislexia?

A Dislexia é uma "Incapacidade de processar os símbolos da linguagem devido a causas congénitas,
neurológicas ou, na maioria dos casos, devido à imaturidade cerebral".

A dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na aprendizagem e automatização das competências de
leitura e escrita, em crianças inteligentes, sendo a sua origem neurobiológica.

As  crianças  com  dislexia  revelam  muitas dificuldades  em adquirir  e  desenvolver  o
mecanismo  da  leitura  e  da  escrita.
Apresentam uma leitura muito lenta, com bastantes erros e trocas de letras e sílabas, e dificuldades
na compreensão da informação lida. 
A sua escrita surge com bastantes erros ortográficos, as frases e os textos que escreve são confusos, com pouco vocabulário,
em que a qualidade da sua letra pode ser má, irregular e disforme, como também lacunas na estruturação e
sequênciação lógica das ideias, surgindo estas desordenadas.
Apesar destas dificuldades, as crianças disléxicas apresentam uma eficiência intelectual normal ou superior,
podendo evidenciar capacidades acima da média em determinadas áreas que não dependem da leitura e escrita (desenho,
desporto, música, etc.).