Dicas para diagnosticar dislexia

Estas são algumas dicas para diagnosticar a dislexia:

História Pessoal e familiar:
- existência de casos de dislexia na família
- atraso na aquisição da linguagem
- atrasos na locomoção
- problemas de dominância lateral (lateralidade)

Manifestações da leitura - escrita:
- confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia: a-o, c-o, e-c, f-t, h-n, i-j, m-n, v-u...;
- confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d, d-p, b-q, d-b, d-p, d-q, n-u, a-e...;
- confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum e cujo sons são acusticamente próximos: d-t, j-x, c-g, m-b, b-p, v-f...;
- inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em, sol-los, som-mos, sal-las, pla-pal...;
- substituição de palavras por outras de estrutura similar, porém com significado diferente: soltou-salvou, era-ficava...;
- adição ou omissão de sons, sílabas ou palavras: famoso-fama, casa-casaco...;
- repetições de sílabas, palavras ou frases;
- saltar linhas, retroceder linhas ou perder a linha de leitura;
- soletração defeituosa, leitura sílaba a sílaba ou palavra a palavra;
- problemas de compreensão semântica;
- leitura e escrita em espelho;
- ilegibilidade;
- na leitura silenciosa: murmúrio ou movimentação dos lábios e lentidão.

Outras perturbações escolares:
- Sem serem características da dislexia, estas perturbações normalmente acompanham os casos de jovens com dislexia:
- alterações na memória de séries e sequências;
- orientações direita-esquerda;
- problemas na produção de linguagem escrita, reproduzindo as dificuldades enumeradas para a apreensão de textos;
- dificuldades em matemática.

Aspectos emocionais
- atitude depressiva diante das suas dificuldades;
- atitude agressiva e pejorativa diante dos seus iguais ou superiores;
- manifestações de antipatia e recusa por actividades ligadas à leitura e escrita;
- falta de confiança.
Não é necessário que estejam presentes todos estes indicadores em simultâneo para que seja diagnosticado um caso de dislexia.
Também não podemos considerar estes indicadores de "per si", ou seja, é preciso tentar explicar e compreender a razão destes comportamentos.
Estes indicadores apenas nos devem alertar para "um possível caso de dislexia". O diagnóstico, como já foi dito, deve ser feito exclusivamente por técnicos devidamente credenciados para o fazer.